Vendas no varejo brasileiro têm alta de 0,3% no 1º semestre, diz Stone – NotíciaTop
segunda-feira,22 julho , 2024
Home Brasil Vendas no varejo brasileiro têm alta de 0,3% no 1º semestre, diz Stone

Vendas no varejo brasileiro têm alta de 0,3% no 1º semestre, diz Stone

por Roberto de Lira
0 Comente
vendas-no-varejo-brasileiro-tem-alta-de-0,3%-no-1o-semestre,-diz-stone

O volume de vendas no varejo brasileiro mostrou alta de 0,3% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo divulgados nesta quarta-feira (10). Na comparação mensal, a atividade ficou próxima da estabilidade, com uma queda de 0,1% em junho ante maio.

Entre os seis segmentos analisados, três registraram alta mensal, com o setor de livros, jornais, revistas e papelaria liderando (crescimento de 1,7%), seguido por tecidos, vestuário e calçados (0,6%) e material de construção (0,5%, conforme a pesquisa feita pela empresa de tecnologia e serviços financeiros em parceria com Instituto Propague.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Em contrapartida, os outros três segmentos apresentaram queda, liderados por artigos farmacêuticos (-1,0%), seguido por móveis e eletrodomésticos (-0,6%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%).

“Com os dados deste mês, o cenário de incerteza pontuado no último relatório parece se resolver, mostrando que o primeiro semestre de 2024 se encerrou com uma tendência de estabilidade e leve alta quando comparado com os primeiros seis meses de 2023”, comenta em nota o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli.

No recorte regional, dez estados se destacam com resultados positivos no mês, no comparativo anual: Maranhão (9,1%), Rio Grande do Sul (7%), Amazonas (6,1%), Roraima (5,2%), Pará (2,2%), Sergipe (2%), Acre (0,8%), e Mato Grosso (0,5%), Mato Grosso do Sul (0,1%) e Pernambuco (0,1%).

Continua depois da publicidade

Foi registrada estabilidade (0,0%) nos estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Entre os outros quatorze estados que tiveram resultados negativos no comparativo anual, os destaques foram: Rondônia (-13%), Alagoas (-9,9%), Piauí (-5%), Santa Catarina (-3,8%), Ceará (-3%), Amapá (-1,6%), Paraíba (-1,6%), Bahia (-1%), Paraná (-0,8%) e Espírito Santo (-0,8%).

Sobre a alta significativa no volume de vendas no Rio Grande do Sul, o pesquisador afirma após o impacto ocasionado pelas enchentes no estado, o desempenho pode demonstrar que o varejo gaúcho está se estabilizando, mas que será necessário aguardar os resultados de julho para confirmar a tendência.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título