terça-feira,9 julho , 2024
Home Economia Tarifa de água e esgoto pode aumentar 18% com reforma tributária, diz estudo | CNN Brasil

Tarifa de água e esgoto pode aumentar 18% com reforma tributária, diz estudo | CNN Brasil

por carolraciunas
0 Comente
tarifa-de-agua-e-esgoto-pode-aumentar-18%-com-reforma-tributaria,-diz-estudo-|-cnn-brasil

A tarifa de água e esgoto pode aumentar 18% com a reforma tributária, segundo estudo da GO Associados para a Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcom Sindcon) e para a Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento.

O setor de saneamento, atualmente, é taxado pelo PIS/Cofins, em 9,25%. Caso a proposta seja aprovada, aponta a pesquisa, o segmento passará a ter que contribuir com o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), estimado de 26,5%.

A pesquisa apontou ainda que, caso não ocorra repasse dos custos tributários às tarifas, haverá redução de 26% nos investimentos em infraestruturas de água e esgoto sanitário.

Crescimento em iniciativa privada

Nos últimos quatro anos, houve aumento de 203% no número de municípios atendidos pelos operadores privados, segundo um levantamento da Abcon Sindcon também publicado nesta quinta-feira (4).

Dados da associação mostram que a iniciativa privada opera em 881 cidades, tanto de forma exclusiva quanto em parceria com empresas públicas. Em 2020, eram 389 os municípios sob operação de empresas particulares.

O levantamento indica ainda que a tarifa social está crescendo entre os operadores privados. Uma a cada dez economias ativas de água das empresas de saneamento seguem a tarifa social. Em 2020, o número era menor, com benefício sendo concedido por 4,1% dessas companhias.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título