domingo,7 julho , 2024
Home Saúde Precisamos usar protetor solar no inverno? Especialista responde | CNN Brasil

Precisamos usar protetor solar no inverno? Especialista responde | CNN Brasil

por gabrielamaraccini
0 Comente
precisamos-usar-protetor-solar-no-inverno?-especialista-responde-|-cnn-brasil

O inverno chegou e, com ele, o tempo seco e as baixas temperaturas. Diante disso, os cuidados devem ser reforçados para evitar o ressecamento da pele e das mucosas. Isso inclui o uso do protetor solar, mesmo nos dias mais frios e nublados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a radiação ultravioleta (UV) pode atravessar as nuvens e permanece a mesma nos dias frios. A exposição aos raios solares pode provocar diversas alterações na pele, como o surgimento de pintas, sardas, manchas e rugas, e está relacionada a diversos tipos de câncer de pele.

“Nós precisamos usar o protetor solar em todos os dias do ano, não importa a temperatura”, afirma a dermatologista Mariana Penha, membro da SBD e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, à CNN. “No inverno, a incidência da radiação ultravioleta continua existindo, então precisamos continuar nos protegendo como normalmente”, ressalta.

A  SBD recomenda que, durante o inverno, se continue utilizando filtro solar com fator de proteção solar (FPS) a partir de 30 e que se utilize roupas de manga longa ou calças, e acessórios como chapéu, boné e óculos escuros.

Como usar o protetor solar corretamente no inverno?

Segundo Penha, os cuidados com a proteção solar no inverno devem ser os mesmos do verão. “É importante manter o fator de proteção solar (FPS) recomendado pelo seu tipo de pele durante todo o ano. Geralmente, pessoas de pele mais clara usam FPS mais alto, enquanto pessoas com pele mais escura, um que seja mais baixo. Mas isso é importante independentemente da época do ano”, orienta a dermatologista.

A aplicação correta do protetor solar também é um ponto importante. Segundo a especialista, a quantidade ideal de filtro solar a ser aplicado no rosto é de uma colher de chá.

“Essa regra não é tão prática, então, uma dica é usar a ‘regra’ dos três dedos: colocar um pouco do protetor no dedo indicador, no do meio e no anelar. Essa é uma quantidade suficiente para todo o rosto”, afirma. No caso de pessoas que utilizam protetor com cor, a dica da dermatologista é utilizar a proporção de um dedo com protetor neutro e dois dedos com protetor com cor.

Outro ponto importante é quanto ao momento ideal de passar o protetor solar antes de sair de casa. No caso dos protetores químicos, que correspondem à maioria das opções disponíveis no mercado e nas farmácias, o ideal é que sejam aplicados com 15 minutos de antecedência. “Nesse tipo de filtro, a radiação é absorvida pela pele e consegue ser transformada para não danificar a pele. Então, esse intervalo é essencial para seu funcionamento ideal”, explica. Já no caso dos protetores físicos, que funcionam refletindo as radiações incidentes, o uso pode ser imediato.

No inverno, o protetor solar deve ser reaplicado?

De acordo com as orientações da SBD, o protetor solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas, principalmente se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. “Esse é o mundo ideal, mas sei que, na prática, pode ser difícil seguir”, afirma Penha. “Minha dica é aplicar, pelo menos, duas vezes ao dia: uma de manhã e outra na hora do almoço”, completa.

Nos casos de quem sofre com alguma doença de pele, como melasma, a reaplicação a cada três horas deve ser feita com mais rigor e disciplina.

Veja cuidados essenciais para evitar o ressecamento da pele no inverno

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título