A Intel foi uma das duas primeiras empresas de tecnologia a ingressar no índice Dow Jones Industrial Average durante o boom das empresas pontocom no final dos anos 1990, juntamente com a Microsoft. Agora, uma queda no preço das ações da Intel pode custar à fabricante norte-americana de chips seu lugar no índice.
Analistas e investidores disseram que a Intel provavelmente será removida do Dow diante da queda de quase 60% no valor de suas ações este ano. O recuo marca o pior desempenho no índice e deixou a empresa com o menor preço de ação no Dow.
Nesta terça-feira, as ações da Intel caíam quase 8% às 15h (horário de Brasília), em meio a uma venda mais ampla no mercado, com o índice Philadelphia SE Semiconductor caindo quase 7%, após relatórios de vendas menores de microprocessadores em todo o mundo em julho.
A saída do índice prejudicará a reputação já abalada da Intel. A empresa perdeu o boom da inteligência artificial depois de deixar passar um investimento na OpenAI e as perdas estão aumentando na unidade de fabricação por contrato que a companhia vem montando na esperança de desafiar a taiuanesa TSMC.
Para financiar uma reviravolta, a Intel suspendeu dividendos a acionistas e anunciou demissões que afetam 15% de sua força de trabalho no mês passado. Mas alguns analistas e um ex-membro do conselho de administração acreditam que as medidas podem ser insuficientes e virem muito tarde para a companhia.
“A remoção da Intel (do Dow) provavelmente já era esperada há muito tempo”, disse Ryan Detrick, estrategista-chefe de mercado do Carson Group.
Os resultados trimestrais divulgados pela empresa no mês passado podem ser o impulso final necessário para que a empresa seja finalmente removida do Dow, acrescentou Detrick.
As vendas totais de semicondutores em nível global caíram 11,1% em julho em relação a junho e foram inferiores às médias de cinco e dez anos, em grande parte devido à queda nas vendas de microprocessadores de memória, disse o UBS Securities.
“A demanda do mercado final não é favorável para a Intel, bem como os erros em seu roteiro de produtos”, disse Kinngai Chan, analista do Summit Insights Group.
A Reuters publicou no fim de semana que o presidente-executivo da Intel, Pat Gelsinger, e os principais executivos da companhia devem apresentar um plano no final deste mês ao conselho de administração para corte de negócios desnecessários e renovação de investimentos.
A S&P Dow Jones, que administra o Dow, não quis comentar se a Intel pode ser removida do índice.
As alterações no Dow são feitas conforme a necessidade e a última atualização ocorreu em fevereiro, quando a rede de farmácias Walgreens Boots Alliance foi substituída pela Amazon.com.
O preço das ações é um elemento-chave para inclusão no Dow, ao contrário do índice S&P 500, que leva em conta o valor de mercado.
O comitê de seleção do Dow monitora se a ação de maior preço no índice tem um preço mais de 10 vezes superior ao da menor. Atualmente, a ação com maior peso – UnitedHealth Group – tem um preço cerca de 29 vezes maior que o da Intel.
A fabricante de chips também é o membro menos influente do índice, com um peso de apenas 0,32% com base em seu preço de fechamento de 20,13 dólares em 29 de agosto.
Embora o maior impacto seja sobre a reputação da Intel, a exclusão da empresa do Dow atingiria ainda mais o valor de suas ações, que caíram mais de 70% em relação ao recorde atingido em agosto de 2000. A desvalorização deixou a Intel com um valor de mercado abaixo de 100 bilhões de dólares pela primeira vez em 30 anos.
Quem substituirá a Intel?
A Nvidia pode substituir a Intel no Dow, de acordo com Ryuta Makino, analista de pesquisa da Gabelli Funds, investidora da Intel.
Com ações que subiram mais de 160% este ano, a Nvidia se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo graças ao papel essencial que seus chips desempenham em aplicações de inteligência artificial generativa. Um desdobramento de ações em maio também aumentou as chances de inclusão da Nvidia no índice.
Mas alguns investidores disseram que a Nvidia pode ser uma ação volátil demais para o Dow, que geralmente prefere ações mais estáveis.
A Texas Instruments, uma fabricante de chips quase centenária com capacidade de produção significativa nos Estados Unidos, é outra opção para substituir a Intel no índice, disse Daniel Morgan, gerente sênior de portfólio da Synovus Trust, que possui ações da Intel.
As ações da Texas Instruments subiram mais de 20% este ano, chegando a 211,09 dólares na quinta-feira, o que está mais próximo do preço médio dos componentes do Dow, de cerca de 209 dólares.
No caso de uma remoção, uma ação com um preço mais próximo do preço médio da lista atual pode ser preferida como substituta, disse David Blitzer, que presidiu o Comitê de Índices da S&P Dow Jones Indices por mais de duas décadas até 2019.