domingo,21 julho , 2024
Home Saúde Ômega 3: veja por que esse nutriente é essencial para a saúde | CNN Brasil

Ômega 3: veja por que esse nutriente é essencial para a saúde | CNN Brasil

por Simone Machado
0 Comente
omega-3:-veja-por-que-esse-nutriente-e-essencial-para-a-saude-|-cnn-brasil

O ômega 3 é um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano devido as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que, segundo diversos estudos, trazem melhorias para a saúde do coração, regulam o colesterol e ajudam a reduzir o declínio cerebral que ocorre com o envelhecimento.

Por não ser produzido pelo organismo, esse ácido graxo precisa ser obtido na alimentação ou por suplementação.

“A deficiência dessa substância pode estar associada à menor capacidade de aprendizado, à memória e ao declínio cognitivo. Dessa forma, o ômega 3 pode ajudar a proteger as células cerebrais e pode ter papel importante contra o câncer, asma, Alzheimer e doenças autoimunes”, detalha Uerá do Couta, que é nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

A quantidade ideal de ômega 3 a ser consumida varia conforme a idade, o sexo, estado de saúde e outros fatores. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda o consumo de 500 miligramas a um grama por dia para adultos saudáveis.

Esse nutriente é encontrado em diversos tipos de alimentos, como peixes e algumas sementes. Outros alimentos como nozes, amêndoas e abacate também se oferecem boas concentrações de ômega 3.

“Ele é encontrado em quantidades consideráveis em peixes como salmão, anchova, sardinha e atum. Também pode ser encontrado em quantidade consideráveis em chias, linhaças, grãos de soja e sementes de girassol”, acrescenta Couta.

Veja os benefícios do ômega 3:

  • Saúde do coração: reduz os triglicerídeos, diminui a pressão arterial e previne a formação de coágulos, protegendo contra doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais;
  • Função cerebral: melhora a memória, o aprendizado e a concentração, além de reduzir o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson;
  • Saúde mental: combate a depressão e a ansiedade, auxiliando no bem-estar emocional;
  • Inflamação: possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a prevenir e controlar doenças inflamatórias crônicas como artrite reumatoide, asma e doenças autoimunes;
  • Visão: protege a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular e a retinopatia diabética; e
  • Desenvolvimento fetal: é essencial para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê durante a gestação e a amamentação.

O consumo de ômega 3 em doses adequadas, geralmente, é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, alguns efeitos colaterais leves podem ocorrer, como:

  • Náuseas;
  • Diarreia;
  • Dor de estômago; e
  • Sabor de peixe na boca.

Em alguns casos, o consumo excessivo de ômega 3 pode aumentar o risco de sangramentos, baixar a pressão arterial e interferir na ação de alguns medicamentos.

“Pessoas com distúrbios hemorrágicos, alergia a frutos-do-mar ou outras fontes de ômega 3, ou que estejam em tratamento com anticoagulantes, devem consultar um nutricionista antes de iniciar a suplementação de ômega 3”, explica a nutricionista Regina Carralero.

É importante consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação com cápsulas de ômega 3, principalmente se o paciente tem algum problema de saúde ou estiver tomando medicamentos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título