domingo,7 julho , 2024
Home Saúde O que é otite média bacteriana? Conheça causas, sintomas e tratamentos | CNN Brasil

O que é otite média bacteriana? Conheça causas, sintomas e tratamentos | CNN Brasil

por Simone Machado
0 Comente
o-que-e-otite-media-bacteriana?-conheca-causas,-sintomas-e-tratamentos-|-cnn-brasil

Muita gente acha que dor de ouvido é tudo igual, mas não é bem assim. O sistema auditivo é dividido em três partes e, dependendo de onde a infecção está localizada, a doença receberá um nome diferente: otite externa, média aguda e média bacteriana.

A otite média bacteriana, como o próprio nome já sugere, ocorre quando existe uma infecção bacteriana na porção média do ouvido, que é a região localizada atrás do tímpano. Ela é uma infecção grave que pode levar a danos permanentes na audição e para o equilíbrio do corpo, principalmente em crianças.

“As principais causas desse tipo de otite são as infecções das vias respiratórias causadas por bactérias e o acúmulo de secreções na parte posterior do nariz”, explica José Ricardo Gurgel Testa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

Essas reações se dão por conta da passagem de micro-organismos das vias aéreas para a orelha, ou mesmo por conta do inchaço das tubas auditivas, o que faz com que as secreções da orelha não sejam adequadamente drenadas para a garganta e se acumulem na orelha média.

Principais sintomas da otite média bacteriana:

  • Dor de ouvido intensa e persistente;
  • Febre;
  • Perda auditiva;
  • Dificuldade para dormir; e
  • Irritabilidade em bebês e crianças.

O diagnóstico da otite média bacteriana é feito por um médico otorrinolaringologista por meio de exame físico e avaliação do tímpano. O tratamento geralmente inclui antibióticos orais e analgésicos.

“O tratamento inicial é com uso de antibióticos, podendo necessitar, em alguns casos, de drenagem da secreção por meio de uma perfuração no tímpano”, diz o médico Robinson Koji Tsuji, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

O uso de medicamentos ou substâncias aplicadas diretamente no ouvido só devem ser feitas com orientação médica.

“Devemos lembrar que deve ser tratado o nariz em conjunto, pois para o ouvido cicatrizar ele deve receber o ar através da tuba auditiva, que fica no fundo do nariz, portanto, se tiver congestionado, o ar não vai conseguir passar corretamente e, sendo assim, o tratamento do ouvido fica mais difícil”, acrescenta Rogério Swensson, que é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

Outros fatores que também podem contribuir para o desenvolvimento da doença são: falta de aleitamento materno e exposição ao tabagismo.

Para prevenção, principalmente em crianças, é importante seguir algumas recomendações como: lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas doentes, vacinar as crianças contra gripe e pneumococos.

Os três tipos de otite

  • Otite externa: trata-se de uma infecção da parte que vai desde o comecinho da orelha que enxergamos por fora, até o tímpano, causando dor, coceira e vermelhidão. Ela está associada a pessoas que têm contato com água ou que coçam ou manipulam muito o ouvido. Ela é causada por bactéria ou até mesmo fungos;
  • Otite média aguda: uma infecção do ouvido médio, geralmente viral, que causa dor, febre e perda auditiva temporária; e
  • Otite média bacteriana: uma infecção bacteriana do ouvido médio, com sintomas semelhantes à otite média aguda, mas com maior risco de complicações.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título