O que causa acne? Saiba como prevenir e conheça os principais tratamentos | CNN Brasil – NotíciaTop
segunda-feira,22 julho , 2024
Home Saúde O que causa acne? Saiba como prevenir e conheça os principais tratamentos | CNN Brasil

O que causa acne? Saiba como prevenir e conheça os principais tratamentos | CNN Brasil

por Simone Machado
0 Comente
o-que-causa-acne?-saiba-como-prevenir-e-conheca-os-principais-tratamentos-|-cnn-brasil

A acne é uma condição dermatológica que afeta milhares de pessoas e tem como característica o surgimento de cravos, espinhas e até mesmo cistos na pele. Ela se desenvolve quando os folículos pilosos – onde surgem os pelos – ficam obstruídos por sebo e células mortas da pele, criando um ambiente propício para o crescimento de bactérias.

Ela pode surgir em qualquer parte do corpo que tenha pele, mas são mais comuns no rosto, pescoço, costas e ombros.

“Essas áreas têm uma maior concentração de glândulas sebáceas, o que aumenta a probabilidade de desenvolvimento de acne. Além dessas áreas mais comuns, a acne também pode surgir nos braços, nádegas e até mesmo no couro cabeludo. A localização da acne pode variar de pessoa para pessoa e é influenciada por fatores genéticos, hormonais, ambientais e de estilo de vida”, explica a dermatologista Vívian Simões Pires.

Além disso, a acne pode afetar pessoas de todas as idades — desde bebês até adultos mais velhos. No entanto, há certos períodos da vida em que ela é mais comum, como na adolescência, devido às mudanças hormonais que ocorrem durante a puberdade.

Isso porque as alterações hormonais estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, aumentando o risco de obstrução dos folículos pilosos e, consequentemente, o surgimento de acne.

“Acne não é tudo igual. Ela pode ter a presença de cravos; pápulas (lesões arredondadas e endurecidas); pústulas (com pus); nódulos (lesões inflamadas podendo levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes) e cistos, que se expandem por camadas mais profundas da pele, deixam cicatrizes”, explica Gislaine Sales, dermatologista.

Fatores que contribuem para o aparecimento de acnes

  • Histórico familiar: A genética desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da acne;
  • Hormônios: Mudanças hormonais, como as que ocorrem durante a puberdade, gravidez ou menstruação, podem aumentar a produção de sebo e contribuir para o surgimento da acne;
  • Bactérias: A bactéria Propionibacterium acnes, presente na pele de todos, pode se proliferar dentro dos folículos obstruídos, levando à inflamação e formação das acnes;
  • Fatores externos: Estresse, dieta, alguns medicamentos e até mesmo o uso de produtos de pele inadequados podem piorar a acne em algumas pessoas.

Veja quatro dicas para evitar as acnes

Para prevenir a acne, é essencial usar produtos de skincare adequados ao tipo de pele, usar hidratantes que não tenham potencial de obstruir os poros, os chamados não comedogênicos, e protetor solar.

“Isso inclui lavar o rosto regularmente com um sabonete suave, evitar o uso excessivo de produtos cosméticos que possam obstruir os poros, como maquiagem oleosa, e utilizar produtos de cuidados com a pele”, explica a dermatologista Fernanda Nichelle.

Manter uma alimentação equilibrada, evitar alimentos processados e açúcares, também é importante para evitar o aparecimento de acnes. Assim como ter um sono adequado para reduzir os níveis de estresse. Veja abaixo quatro dicas.

  1. Limpeza facial suave: Lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete suave e água morna. Evite esfregar ou usar produtos abrasivos, pois isso pode irritar a pele
  2. Hidratação: Mesmo que sua pele seja oleosa, a hidratação é crucial para manter o equilíbrio e prevenir o ressecamento. Use um hidratante oil-free (livre de óleo) duas vezes ao dia
  3. Nunca durma com maquiagem: A maquiagem pode obstruir os poros e piorar a acne. Remova toda a maquiagem antes de dormir e lave o rosto com cuidado
  4. Alimentação saudável: Uma dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais pode contribuir para a saúde da pele. Evite alimentos processados, gordurosos e com alto índice glicêmico

Tratamentos eficazes e seguros para a acne

Quando a acne surge na pele é importante evitar espremer, pois isso pode piorar a inflamação, aumentando as chances de infecção e pode levar à formação de cicatrizes permanentes na pele.

Para tratar a inflamação, os dermatologistas ouvidos pela CNN recomendam alguns cuidados e tratamentos que são seguros quando feitos de maneira correta e sob orientação profissional. Veja abaixo.

  • Retinóides tópicos: Derivados da vitamina A, eles promovem a renovação celular, desobstruem os poros e reduzem a formação de acnes;
  • Peróxido de benzoíla: Um antibacteriano tópico com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a acne;
  • Ácido salicílico: Um beta-hidroxiácido que esfolia a pele, desobstrui os poros e reduzindo a inflamação;
  • Antibióticos: Em casos mais graves, antibióticos tópicos ou orais podem ser prescritos para combater as bactérias causadoras da acne;
  • Hormônios: Para mulheres com acne hormonal, anticoncepcionais orais podem ser uma opção de tratamento eficaz;
  • Isotretinoína: Um medicamento oral derivado da vitamina A, indicado para casos graves de acne que não respondem a outros tratamentos.

Veja sete dicas para cuidar da pele e evitar o ressecamento no inverno

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título