quinta-feira,11 julho , 2024
Home Brasil “O nome é nosso”, diz CEO da Meta brasileira, sobre disputa de marca com Facebook

“O nome é nosso”, diz CEO da Meta brasileira, sobre disputa de marca com Facebook

por Mitchel Diniz
0 Comente
“o-nome-e-nosso”,-diz-ceo-da-meta-brasileira,-sobre-disputa-de-marca-com-facebook

O dia era 21 de outubro de 2021, uma quinta-feira. Telmo Costa, CEO e fundador da Meta IT, empresa gaúcha de tecnologia, estava no meio de uma reunião de negócios quando começou a receber uma série de mensagens pelo celular. As pessoas compartilhavam com ele a notícia de que a controladora da rede social Facebook passaria a se chamar… Meta. Anúncio feito pelo próprio Mark Zuckerberg. 

A coincidência não foi nem um pouco bem vinda. Naquela época, a Meta brasileira estava, justamente, tentando comprar o direito ao nome nos Estados Unidos e as negociações estavam adiantadas. “A gente ouviu falar que o Facebook estava olhando nomes mas em hipótese alguma achávamos que seria a nossa marca”, conta o executivo em entrevista ao podcast Do Zero Ao Topo, do InfoMoney

A Meta de Telmo Costa responde hoje a 258 processos judiciais em função do “xará”. “Todos são por causa deles, nenhum processo é nosso”, explica o executivo. “Isso tem um custo de credibilidade, porque primeiro é preciso provar que não se trata da nossa empresa. Nossa advocacia interna cresceu e o marketing, constantemente, precisa ajudar nessa questão. Chegou um momento que não dava mais”. 

Continua depois da publicidade

“Qualquer situação que ocorre com alguma das empresas deles, nós somos acionados, e em todas as instâncias. Já teve STF, Tribunal de Justiça, órgão do consumidor”, diz Telmo. “Nossa CMO quase foi agredida na Espanha por uma pessoa que tinha problemas com o Facebook, só porque ela estava usando uma mochila com a marca Meta”. 

Leia mais: Do Facebook a investidor tec: quem é Eduardo Saverin, brasileiro mais rico do mundo?

Como dona do registro da marca no Brasil há mais de três décadas, a Meta acionou a justiça pedindo que a empresa de Zuckerberg fosse impedida de utilizar o nome no Brasil. No início de fevereiro, o judiciário paulista atendeu à demanda dando um prazo de 30 dias para que a dona do Facebook parasse de utilizar a marca. Mas a companhia do Vale do Silício conseguiu uma suspensão da ordem judicial. 

Continua depois da publicidade

“Isso vai se resolver”, afirma Telmo, otimista. Questionado se a empresa pensou em algum momento mudar de nome por conta do episódio, o executivo é categórico. “O nome é nosso. E além de ser registrado, é mais do que um nome, é uma maneira de ser, de trabalhar”. 

Telmo Costa, CEO da Meta IT, em entrevista ao Do Zero Ao Topo (Crédito: Mariana Shimojo)

Jogou tudo para o alto

Ainda jovem, Telmo se encantou pelo mundo da computação após ler uma revista sobre o tema. Foi o suficiente para que ele abandonasse a engenharia elétrica no terceiro ano do curso, pedisse demissão do estágio e mergulhasse de cabeça no novo universo. O executivo começou fazendo cursos de programação no Senac e depois fez um novo vestibular, para análise de sistemas. 

O executivo tinha 24 anos quando abriu a Meta, com dois sócios. “O nome veio como um desafio para nós mesmos de seguir se reinventando continuamente”, conta. Os dois primeiros clientes vieram de uma consultoria onde Telmo trabalhou e que ficou mal das pernas durante o Plano Collor – era início da década de 90. 

Continua depois da publicidade

“Na época da reserva de mercado, quem tinha computadores eram basicamente as grandes empresas. Ou era multinacional, empresas do governo, ou as grandes empresas nacionais”, explica o CEO da Meta. A empresa aproveitou o gargalo para prestar suas primeiras consultorias de informatização e desenvolvimento de sistemas, focando em médias e grandes empresas.

Telmo e os sócios ainda operavam a Meta da garagem de casa com um computador emprestado quando conquistaram seu primeiro grande cliente, a italiana Pirelli. Foi a virada de chave para construir reputação e atrair outros grandes nomes para o portfólio. Hoje a companhia tem atividades em 350 cidades pelo mundo e conta com mais de 3 mil funcionários. 

Jornada de transformação digital

Durante a pandemia da Covid-19, a Meta contratou aproximadamente 100 pessoas, prestando serviços para empresas, até então acostumadas com o presencial, a operar de forma remota. “Isso levou a uma explosão de crescimento”, afirma o CEO. Antes disso, a Meta já vinha crescendo com a demanda de transformação digital de grandes clientes. Em 2021, a empresa cresceu 73%. 

Continua depois da publicidade

A Meta também passou por sua própria transformação digital nos últimos seis anos. A companhia tem um braço de venture capital que investe, atualmente, nove startups. “A gente embarcou essas plataformas dentro do nosso negócio e a transformação que vínhamos fazendo nos clientes, começamos a fazer dentro”. 

A empresa, de capital fechado, não revela seu faturamento, mas o InfoMoney apurou que a receita anual oscila próximo a R$ 1 bilhão. Na carteira de clientes da Meta, há companhias como Lojas Renner, Globo e Itaú. 

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como o Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título