Índice
Nesta sexta-feira (6), a NFL terá pela primeira vez uma partida na América do Sul. As franquias Philadelphia Eagles e Green Bay Packers vão se enfrentar na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo.
A partida, válida pela primeira rodada da temporada regular de 2024-25, começa às 21h15 (de Brasília).
O Brasil será o 10º país a receber a principal liga de futebol americano no mundo. Confira outros países que já sediaram a NFL em jogos internacionais.
Canadá
Pioneiro em jogos internacionais, o Canadá foi durante os primeiros anos da liga o principal ponto de divulgação da NFL fora dos Estados Unidos. A primeira partida em solo canadense foi realizado em 1926 em Toronto na época da AFL (Liga rival da NFL, onde ocorreu uma fusão concretizada em 1970).
Além de Toronto, as cidades de Montreal, Hamilton, Vancouver, Winnipeg e Ottawa receberam no mínimo uma partida da NFL.
Inglaterra
País que mais recebeu jogos da NFL e fixo no calendário da liga desde 2007, a Inglaterra foi o primeiro local na Europa que a liga visitou. Apenas a capital Londres foi a sede dos confrontos e recordista em jogos internacionais, 45.
Os principais estádios do país que receberam a liga foram Wembley, Tottenham Hotspur Stadium e Twickenham Stadium. A Inglaterra irá sediar três jogos da temporada regular em 2024.
Japão
Primeiro país fora da América do Norte a receber um jogo de futebol americano, o Japão foi um mercado muito visado pela NFL nos anos 90 e início de 2000.
Ao todo foram 13 jogos em Tóquio e um em Osaka. A última visita da liga ao país asiático foi em 2005.
México
Maior mercado de NFL fora dos Estados Unidos, o México foi o primeiro país a receber um jogo internacional de temporada regular. Além disso, nesse duelo inédito em 2005, registrou o maior publico em uma partida longe do solo americano, 103,467 pessoas no Estádio Azteca, na Cidade do México.
O país se destacou nos últimos anos por sediar alguns jogos. Entretanto, desde 2022 não é palco de um duelo e não possui previsão de receber qualquer confronto na temporada que se inicia nesta quinta-feira.
Alemanha
Destaque nas últimas temporadas, a Alemanha começou a receber os jogos internacionais da NFL nos últimos anos após um longo hiato.
O país nos anos 90 recebeu cinco jogos na capital Berlim, mas somente em 2022 voltou a sediar jogos de temporada regular no país em Frankfurt e Munique. A Allianz Arena está programada para receber um jogo da temporada que inicia nesta quinta-feira no mês de novembro.
Espanha
País que foi palco de apenas dois jogos em Barcelona nos anos 90, a Espanha era um mercado pouco visado pela liga. Entretanto, nos últimos anos a NFL notou uma oportunidade de expandir seu mercado.
Dessa forma, em 2025 a NFL irá sediar um jogo novamente na Espanha, em Madrid, no Santiago Bernabéu.
Suécia
Única vez que a liga se direcionou a um país nórdico, a Suécia sediou um duelo de exibição em 1988, na cidade de Gotemburgo.
Na ocasião, o Vikings venceu o Chicago Bears por 28 a 21 em duelo de exibição.
Irlanda
Em 1997, a Irlanda recebeu um duelo de exibição entre Pittsburgh Steelers e Chicago Bears.
Com a expansão da liga em 2022 com projetos em outros países, a Irlanda e o Pittsburg Steelers demonstraram interesse em sediar um jogo da NFL novamente em 2025.
Austrália
Caso semelhante da Irlanda, o único país da Oceania a receber um jogo da NFL foi a Austrália. O único duelo de exibição entre Denver Broncos e San Diego Charges ocorreu em 1999.
Entretanto, assim como os irlandeses, os australianos já sinalizaram interesse em sediar um jogo internacional em 2025.
Pela primeira vez na história da liga, a NFL irá sediar um jogo na América do Sul. O local escolhido foi a Neo Química Arena, em São Paulo.
Os ingressos para Philadelphia Eagles x Green Bay Packers estão esgotados. Além do jogo no dia 6 de setembro, haverá ações especiais para os torcedores presentes. Anitta fará o show do intervalo e Luísa Sonza vai cantar o Hino Nacional antes da partida.
Onde assistir a Philadelphia Eagles e Green Bay Packers pela NFL
- TV aberta: RedeTV
- TV fechada: ESPN 2
- Streaming: Disney+, DAZN e NFL Game Pass
- YouTube e Prime Video: CazéTV