terça-feira,9 julho , 2024
Home Politica “Não faltará dinheiro para a educação”, diz Lula em agenda “científica” em Campinas

“Não faltará dinheiro para a educação”, diz Lula em agenda “científica” em Campinas

por Fabio Matos
0 Comente
“nao-faltara-dinheiro-para-a-educacao”,-diz-lula-em-agenda-“cientifica”-em-campinas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou, nesta quinta-feira (4), que o governo não economizará nos investimentos em ciência, tecnologia, inovação e educação. O petista criticou aqueles que consideram que investir no sistema educacional do país representa “gasto” para os cofres públicos.

No fim da tarde, Lula teve o segundo compromisso do dia no interior de São Paulo, desta vez em Campinas (SP). O petista participou do lançamento da pedra fundamental do Projeto Orion – complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos (vírus, bactérias e parasitas que causam doenças).

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

“Fico imaginando como este país poderia ser muito mais poderoso do que é, se a gente acreditasse um pouco mais na nossa capacidade, se a gente não tivesse complexo de inferioridade”, disse Lula.

“A gente sempre discute neste país. Tudo o que você vai fazer custa caro. A gente não pergunta quanto custa não fazer. Quanto custou não fazer reforma agrária na década de 1950? Quanto não custou não fazer universidade para todo mundo estudar nas décadas de 1940 e 1950? Não, custa caro”, criticou o presidente da República.

“Por isso, eu disse logo na primeira reunião do governo: quando se fala em educação, não se utiliza a palavra gasto. Educação é investimento”, afirmou Lula.

Continua depois da publicidade

O presidente criticou o que chamou de “analistas de mercado” que “dizem que isso [investir em educação] é jogar dinheiro fora”. “É gastar dinheiro com ensino médio, pagar para aluno estudar. O que custa mais caro? Colocar esse dinheiro para garantir que ele esteja na escola ou amanhã ter que fazer mais cadeia para colocar ele na cadeia?”, indagou Lula.

“Não faltará dinheiro para a educação neste país. A educação é o oxigênio que faltou para o povo brasileiro. Educação é o passaporte que podemos garantir para o futuro deste país”, disse o presidente.

Em seu discurso, Lula afirmou, ainda, que está disposto a “discutir somente o principal” –como educação, saúde e emprego – e deixar em segundo plano temas relacionados aos costumes.

Continua depois da publicidade

“Eu quero um país em que a gente não tire direto de ninguém. Eu não quero tirar direito de ninguém. Não quero supremacia branca neste país. Também não quero supremacia negra”, afirmou. “Quero um país que viva de forma civilizada, que tenha diversidade e saiba conviver de forma respeitosa com mais fraternidade, amor, carinho e democracia.”

Projeto Orion

O Orion será um complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, com instalações de alta e máxima contenção biológica. O centro vai abrigar técnicas analíticas e competências avançadas de bioimagens, que serão abertas à comunidade científica e órgãos públicos, e subsidiará ações de vigilância e política em saúde, assim como o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e estratégias contra epidemias.

A iniciativa faz parte do programa Nova Indústria Brasil (NIB), do governo federal. O Orion também integra o Programa de Aceleração do Crescimento (o Novo PAC) e é financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e apoiado pelo Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Até junho de 2024, de acordo com o Palácio do Planalto, foram repassados R$ 240 milhões ao projeto. Até 2026, estão previstos mais R$ 760 milhões.

Além de Lula, participaram do evento os ministros Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título