Mercosul dá pontapé inicial para acordo de livre comércio com Emirados Árabes | CNN Brasil – NotíciaTop
segunda-feira,22 julho , 2024
Home Economia Mercosul dá pontapé inicial para acordo de livre comércio com Emirados Árabes | CNN Brasil

Mercosul dá pontapé inicial para acordo de livre comércio com Emirados Árabes | CNN Brasil

por guilhermeniero
0 Comente
mercosul-da-pontape-inicial-para-acordo-de-livre-comercio-com-emirados-arabes-|-cnn-brasil

A reunião de cúpula do Mercosul, que ocorre na segunda-feira (8), marcará a formalização do pontapé inicial para um acordo de livre comércio entre o bloco sul-americano e os Emirados Árabes Unidos. O encontro dos presidentes de países-membros ocorre em Assunção, no Paraguai.

O termo de referência de um acordo comercial foi concluído durante a primeira rodada de negociações entre as partes, entre os dias 2 e 4 deste mês, na capital paraguaia. A informação foi confirmada à CNN pela secretária de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), Tatiana Prazeres.

“O documento define o escopo, o conteúdo, dá os contornos do que poderia ser esse novo acordo comercial envolvendo o Mercosul”, disse Prazeres.

O termo de referência indicará quais condições para bens, serviços, barreiras técnicas e fitossanitárias, por exemplo, farão parte das negociações e representa um primeiro passo efetivo para as tratativas.

Na prática, trata-se de uma base para o processo de barganha tradicional nas discussões comerciais. O diálogo técnico sobre o conteúdo específico do acordo se iniciou já no encontro em Assunção.

Ainda em 2023, a Secretaria de Comércio Exterior realizou uma consulta pública para avaliar interesses “ofensivos e defensivos” do setor privado junto aos Emirados Árabes — ou seja, sondou a percepção sobre produtos que poderiam avançar na pauta de exportação e aqueles que “preocupam” nas importações.

Os resultados da consulta, que vão balizar as prioridades e cuidados do Brasil durante as negociações, indicaram que o país pode avançar nos setores de carnes, açúcar, celulose e até manufaturados. Por outro lado, há preocupações com o potencial petroquímico dos Emirados Árabes.

Segundo dados do Comex Stat, plataforma de comércio exterior do Mdic, as exportações do Brasil para os Emirados Árabes avançaram 50% de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2023, o país do oriente médio foi o 28º destino para os produtos brasileiros. Em 2024, subiu para a 13ª posição.

O avanço, que surpreende até mesmo o governo, foi puxado especialmente pela exportação de açúcar (300%), carne bovina (249%) e aves (17%). De janeiro a junho deste ano, a corrente de comércio entre os países movimentou US$ 3,1 bilhões e se aproxima do total de 2023, cerca de US$ 4,3 bilhões.

A secretária afirma que não é possível estimar prazo para o fechamento de um acordo. Sucesso mais recente, as negociações com Singapura, por exemplo, se iniciaram em 2019 e foram concluídas em 2023. As tratativas com a União Europeia, que começaram em 1999, voltaram a fracassar no ano passado e permanecem sem “final feliz”.

À CNN, Prazeres diz que o Mdic ainda acredita que é possível avançar com negociações que estão sobre a mesa, como nos acordos com União Europeia e Efta (associação que reúne Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça), mas reforça o interesse de abrir novas frentes.

“Ampliar a rede de acordos do Mercosul é uma prioridade do Mdic, com a liderança do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. Nosso esforço é, além de avançar nas negociações que já estão sobre a mesa, buscar outras frentes, como essa com os Emirados Árabes”, afirma.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título