domingo,6 outubro , 2024
Home Mundo Lula se encontra com grupo pró-palestina e veste lenço com frase “Jerusalém é nossa”

Lula se encontra com grupo pró-palestina e veste lenço com frase “Jerusalém é nossa”

por REDAÇÃO
0 Comente
lula-se-encontra-com-grupo-pro-palestina-e-veste-lenco-com-frase-“jerusalem-e-nossa”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com um grupo pró-palestina, em Santa Catarina, no início deste mês.

Lula viajou ao estado para participar da cerimônia de inauguração da obra rodoviária Contorno Viário da Grande Florianópolis, no dia 9 de agosto.

Durante a visita, o presidente se encontrou com uma representante do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman.

A organização entregou presentes palestinos a Lula em “em agradecimento ao apoio que o governo sempre deu ao Povo Palestino”.

“Na caixa de presente colocamos uma masbaha, uma hata, um keffiyeh, uma bandeira da Palestina, duas camisetas com estampa e assinatura de Carlos Latuff (uma para o presidente e outra para primeira dama), bottons e três cartas”, afirmou o Comitê, em postagem no Instagram.

Uma das cartas era do Movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) – organização pró-palestina que defende boicote econômico a Israel –, pedindo ao presidente que corte relações com o Estado israelense.

“Estamos felizes e honrados pelo privilégio e, na ocasião, solicitei ao presidente que ajude a salvar nosso povo do genocídio que está sendo brutalmente perpetrado pelo estado sionista de Israel”, declarou o Comitê Catarinense, após o encontro.

Em postagem no X, o jornalista Samuel Pancher informou que Lula vestiu o keffiyeh (lenço palestino), que ganhou de presente da organização. 

No lenço está escrito em árabe “القدس لنا”, que significa “Jerusalém é nossa”. A frase “Nós estamos chegando” também estava no keffiyeh.

Hananya Naftali, jornalista e assessor digital do primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu, criticou o encontro de Lula com a organização pró-palestina.

“O presidente do Brasil Lula acaba de se reunir com um grupo pró-palestino e orgulhosamente vestiu um keffiyeh. Lula está muito ocupado se reunindo com radicais para se importar com o futuro do Brasil. Perigoso e vergonhoso!”, denunciou Naftali.

Relação abalada com Israel

Em fevereiro, devido aos comentários de Lula sobre a Segunda Guerra Mundial e a situação em Gaza, Israel declarou o presidente brasileiro como “persona non grata”. O governo israelense também convocou o embaixador brasileiro e exigiu que o Brasil pedisse desculpas, o que nunca aconteceu.

Em maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) removeu oficialmente o embaixador brasileiro, Frederico Meyer, de Israel e o transferiu para Genebra, na Suíça.

Embora o ato não represente uma ruptura completa das relações diplomáticas com Israel, ele constitui o gesto mais contundente já tomado pelo Brasil contra o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Segundo informa o UOL, este movimento é um sinal aos israelenses sobre o nível de prioridade e relevância que o governo Lula deseja atribuir às relações com o governo Netanyahu.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título