Inflação ao consumidor na China fica abaixo da expectativa em junho por baixa demanda | CNN Brasil – NotíciaTop
segunda-feira,22 julho , 2024
Home Economia Inflação ao consumidor na China fica abaixo da expectativa em junho por baixa demanda | CNN Brasil

Inflação ao consumidor na China fica abaixo da expectativa em junho por baixa demanda | CNN Brasil

por isabellamarzolla
0 Comente
inflacao-ao-consumidor-na-china-fica-abaixo-da-expectativa-em-junho-por-baixa-demanda-|-cnn-brasil

Os preços ao consumidor da China aumentaram pelo quinto mês em junho, mas a alta ficou abaixo das expectativas, enquanto a deflação dos preços ao produtor persistiu, com a demanda doméstica afetada pela lenta recuperação apesar das medidas de apoio.

Pequim tem procurado reanimar o consumo diante de uma recuperação vacilante pós-Covid, mas as preocupações persistem em relação a questões mais fundamentais, incluindo uma prolongada crise imobiliária e a insegurança no emprego.

Isso prejudicou a atividade industrial e do consumidor e reforçou os apelos por políticas mais eficazes.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,2% em junho em relação ao ano anterior, contra um aumento de 0,3% em maio, o ritmo mais lento em três meses, mostraram dados da Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira (10), abaixo do aumento de 0,4% previsto em uma pesquisa da Reuters.

“O risco de deflação não desapareceu na China. A demanda doméstica continua fraca”, disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.

Os preços dos alimentos caíram ainda mais apesar das interrupções no fornecimento causadas pelo mau tempo, destacando a demanda fraca.

Eles recuaram 2,1% em relação ao ano anterior, em comparação com uma queda de 2% em maio.

O índice de preços ao produtor teve recuo de 0,2% em junho ante o mês anterior, contra uma queda de 0,1% em maio e contra expectativa de queda de 0,1%.

O índice de preços ao produtor teve queda de 0,8% em junho em relação ao ano anterior, contra declínio de 1,4% em maio e em linha com a previsão.

A queda dos preços ao produtor foi a menor em 17 meses, devido principalmente a uma base mais baixa no ano passado.

“O aprofundamento das quedas dos preços nos portões das fábricas de bens de consumo duráveis ressalta que o excesso de capacidade de produção continua sendo um problema cada vez mais grave”, disse Gabriel Ng, economista assistente da Capital Economics.

“A política do governo ainda está priorizando o investimento, o que deverá agravar ainda mais o problema. Isso continuará a pesar sobre a inflação”, disse Ng.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título