As expectativas de inflação nos Estados Unidos permaneceram inalteradas nos horizontes de curto e longo prazo, mas mostraram alguma recuperação no médio prazo após uma queda acentuada no mês passado, informou nesta segunda-feira (9) o Federal Reserve de Nova York em sua Pesquisa de Expectativas do Consumidor referente a agosto
Segundo os dados da pesquisa, as expectativas medianas de inflação para o prazo de um ano permaneceram em 3,0%, enquanto as estimativas para o prazo de cinco anos continuam nos mesmos 2,8% observados no estudo anterior.
Mas as expectativas medianas de inflação no horizonte de três anos se recuperaram um pouco da leitura mais baixa de julho, passando de 2,3% para 2,5%.
LISTA GRATUITA
Ações Fora do Radar
Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa
A pesquisa também captou que as expectativas médias de crescimento dos preços das casas aumentaram de 3,0% para 3,1%, entre julho e agosto. Os americanos esperam que os preços da gasolina subam 3,8% (0,1 ponto percentual a mais que a estimativa de julho), e que os aluguéis sejam reajustados em 7,3% (+0,2 p.p.).
As expectativas médias de desemprego – a probabilidade média de que a taxa de desemprego dos EUA seja maior daqui a um ano – aumentaram para 37,7% em agosto, de 36,6% em julho.
Além disso, mediana das expectativas de crescimento dos gastos das famílias aumentaram 0,1 ponto percentual em um mês, para 5,0%.