quinta-feira,10 outubro , 2024
Home Mundo Exército de Israel ataca centro de comando do Hamas dentro de mesquita em Gaza

Exército de Israel ataca centro de comando do Hamas dentro de mesquita em Gaza

por REDAÇÃO
0 Comente
exercito-de-israel-ataca-centro-de-comando-do-hamas-dentro-de-mesquita-em-gaza

Nesta terça-feira (10), as Forças de Defesa de Israel (IDF) atacaram um centro de comando e controle do Hamas situado na Mesquita Al Farouq, na área de Bureij, na Faixa de Gaza.

A Mesquita Al Farouq foi destruída por um ataque das Forças de Defesa de Israel (FDI) em março, conforme reportado pela agência estatal turca TRT.

Segundo informações, o Hamas teria usado a antiga mesquita para lançar ataques terroristas contra as tropas da IDF e Israel.

As IDF informaram que, antes do ataque, que foi realizado com base em informações da Diretoria de Inteligência Militar e da Shin Bet (Agência de Segurança de Israel), diversas medidas foram adotadas para reduzir o risco de ferimentos a civis. Entre essas medidas, estiveram o uso de munições precisas, vigilância aérea e coleta de inteligência adicional.

Uma base perene

A Mesquita Al Farouq já foi utilizada como base de operações do Hamas anteriormente, na Guerra de Gaza de 2014, quando também foi destruída, segundo o Centro de Inteligência e Informação sobre Terrorismo Meir Amit (MAITIC). O MAITIC é um centro de pesquisa sobre terrorismo em Israel.

O MAITIC informou que a mesquita foi destruída por ter sido usada como base de operações do Hamas e também como depósito de armas.

“O Hamas e outras organizações terroristas utilizam sistematicamente muitas mesquitas na Faixa de Gaza para fins militares e políticos. As mesquitas na Faixa de Gaza são usadas não apenas para adoração, mas também para diversos propósitos militares e políticos”, observou o MAITIC.

Islamismo

O MAITIC também especificou que isso é permitido pela forma de Islamismo seguida pelo Hamas.

“O Sheikh Yusuf al-Qaradawi, principal modelo religioso do Hamas, [permite] o uso de mesquitas para fins militares como parte do jihad (guerra santa), que é considerado legítimo,” afirmou o Centro.

O MAITIC também afirmou que a mesquita estava sendo usada como base para o treinamento de crianças soldados, com o Hamas organizando acampamentos de verão para crianças e adolescentes que “passavam por treinamentos semi-militares em escolas e mesquitas.”

“A organização terrorista Hamas viola sistematicamente o direito internacional e opera a partir de infraestrutura civil na Faixa de Gaza, enquanto explora a população civil de Gaza para suas atividades terroristas”, acrescentou as IDF em sua declaração de terça-feira.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título