domingo,7 julho , 2024
Home Politica Datafolha: Nunes e Boulos lideram eleições em SP; deputado é o mais rejeitado

Datafolha: Nunes e Boulos lideram eleições em SP; deputado é o mais rejeitado

por Marcos Mortari
0 Comente
datafolha:-nunes-e-boulos-lideram-eleicoes-em-sp;-deputado-e-o-mais-rejeitado

A 93 dias das eleições municipais, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lideram a disputa em São Paulo, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5).

O levantamento, realizado entre os dias 2 e 4 julho, Nunes aparece com 24% das intenções de voto, enquanto o parlamentar tem 23% − situação que, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, configura empate técnico.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

No segundo pelotão quatro nomes também aparecem em condição de empate técnico: o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB), com 11%; o coach Pablo Marçal (PRTB), com 10%; a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%; e a economista Marina Helena (Novo), com 5%.

Na sequência, vem o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), com 3% − tecnicamente empatado com Tabata e Marina Helena. Os pré-candidatos Altino (PSTU), Ricardo Senese (UP), João Pimenta (PCO) e Fernando Fantauzzi (DC) têm 1% cada um. Eleitores que indicam votar em branco, nulo ou que não apontaram nenhum dos nomes testados no cenário estimulado (ou seja, quando nomes de potenciais candidatos são apresentados aos entrevistados) somaram 10%. Outros 3% não responderam.

Leia também: Datafolha realiza pesquisas eleitorais presenciais em pontos de fluxo: entenda a metodologia adotada

Continua depois da publicidade

O Datafolha também testou cenário estimulado sem os nomes de Datena, que tem histórico de desistências em disputas eleitorais, e Kataguiri, que pode ver seu partido apoiando Nunes.

Neste caso, o atual prefeito teria 26% das intenções de voto, enquanto Boulos aparece com 25%. Na sequência, aparecem Marçal, com 12%; Tabata, com 9%; e Marina Helena, com 7%. João Pimenta tem 2% − 1 ponto percentual a mais que Ricardo Senese, Fernando Fantauzzi e Altino. Votos em branco, nulos e eleitores indecisos somam 12%. Outros 4% não souberam responder.

No cenário espontâneo (quando os entrevistados apontam seus candidatos sem estímulos), Boulos lidera com 14% das intenções de voto. Nunes é citado por 8%, enquanto outros 3% responderam “no atual prefeito” − mesmo percentual dos que indicam o nome de Marçal.

Continua depois da publicidade

Já Datena e Tabata aparecem com 2% cada um e Kataguiri tem 1%. O levantamento mostrou que 1% dos entrevistados responderam que votariam em um candidato do PT, mas a legenda apoiará a campanha de Boulos, com a indicação da ex-prefeita Marta Suplicy para a vice na chapa.

A pesquisa Datafolha também testou a rejeição dos pré-candidatos. Neste caso, Boulos lidera com 33% de indicações. Ele é seguido por Marçal, com 29% das menções. Nunes aparece na terceira posição, com 24% das menções − 2 pontos percentuais a mais do que Kataguiri e Datena. João Pimenta é rejeitado por 18%, Altino por 17%, Tabata por 16%. Marina Helena e Fantauzzi têm 12% de rejeição.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 1.092 pessoas de 16 anos ou mais presencialmente em São Paulo nos dias 2, 3 e 4 de julho. A margem máxima de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-001178/2024.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título