terça-feira,8 outubro , 2024
Home Saúde Cronograma capilar: o que é e como ele melhora a saúde dos cabelos | CNN Brasil

Cronograma capilar: o que é e como ele melhora a saúde dos cabelos | CNN Brasil

por carolineferreira
0 Comente
cronograma-capilar:-o-que-e-e-como-ele-melhora-a-saude-dos-cabelos-|-cnn-brasil

Quando o assunto é cuidado com o cabelo, o mercado de beleza oferece uma infinidade de produtos específicos para cada textura. No entanto, antes de garantir madeixas bem hidratadas, com tonalidade acentuada e longe de pontas duplas, por exemplo, é necessário investir em uma rotina correta. Nesse momento, o cronograma capilar entra em cena.

À CNN, Lucas Miranda, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que o cronograma é um tratamento estruturado que visa recuperar e manter a saúde dos fios, combinando três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. “Ele é adaptado conforme as necessidades específicas do cabelo, promovendo maior resistência, brilho e maciez”, pontua.

Mas afinal, todos os cabelos exigem um cronograma capilar?

A resposta é não. A técnica, segundo o profissional, é mais indicada para cabelos que sofrem com danos causados por fatores como uso de química, calor excessivo e poluição.

“Entretanto, mesmo cabelos saudáveis podem se beneficiar de um cronograma, já que ele ajuda a prevenir futuros danos e manter a visibilidade dos fios”, acrescenta. “O cronograma potencializa a saúde capilar ao repor nutrientes essenciais. Cada etapa do cronograma tem uma função específica”, diz.

Hidratação, nutrição e reconstrução: entenda as etapas do cronograma capilar

  • Hidratação: visa repor a água e a umidade dos fios, fundamental para combater o ressecamento e garantir cabelos mais macios;
  • Nutrição: repõe lipídeos e óleos naturais, melhorando o brilho e redução do frizz;
  • Reconstrução: repõe proteínas – como a queratina – sendo indicada para cabelos mais frágeis e quebradiços, uma vez que fortalece a estrutura capilar.

Também à CNN, Thiago Martins, biomédico, professor e mestre em Medicina Estética, alerta que realizar o cronograma capilar de maneira incorreta pode gerar prejuízos às madeixas.

“Excesso de hidratação pode deixar os cabelos pesados e sem movimento. Já a nutrição excessiva pode provocar oleosidade e acúmulo de produtos, tornando os fios opacos. A reconstrução exagerada, por outro lado, pode deixá-los enrijecidos e quebradiços, já que a reposição excessiva de queratina tende a enrijecer a fibra capilar”.

Montando um cronograma capilar em casa

Segundo o especialista, é possível montar um cronograma capilar em casa, diante de uma atenção especial às necessidades específicas.

“Se os fios estão ressecados, a hidratação deve ser priorizada. Para cabelos com frizz e sem brilho, a nutrição é fundamental. Já cabelos com quebra ou danos profundos necessitam de reconstrução. A partir dessa análise, é possível distribuir as etapas ao longo das semanas, equilibrando aos desejos do cabelo”, afirma.

Embora a ordem para aderir à técnica possa variar, uma sequência comum tem início na hidratação, seguida da nutrição e, por fim, reconstrução. “A hidratação pode ser feita com mais frequência, enquanto a reconstrução, que utiliza proteínas, deve ser realizada a cada 15 dias ou conforme o estado dos fios”, adiciona.

“Vale ressaltar que o cuidado com o couro cabeludo também é fundamental para a saúde capilar, pois ele é a base de onde os fios crescem. Um couro cabeludo saudável proporciona um ambiente adequado para o desenvolvimento de cabelos fortes e resistentes. Quando não há o devido cuidado, podem surgir problemas como oleosidade excessiva, ressecamento, dermatites e até a queda de cabelo”, conclui Thiago.

Quantas vezes os cabelos devem ser lavados por semana

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título