terça-feira,8 outubro , 2024
Home Politica Com Lira e Pacheco, Lula exalta parceria com Congresso: “Democracia em sua plenitude”

Com Lira e Pacheco, Lula exalta parceria com Congresso: “Democracia em sua plenitude”

por Fabio Matos
0 Comente
com-lira-e-pacheco,-lula-exalta-parceria-com-congresso:-“democracia-em-sua-plenitude”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afagou o Congresso Nacional, nesta quarta-feira (25), durante uma entrevista coletiva na qual esteve acompanhado pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lula conversou com os jornalistas após cumprir uma série de compromissos e agendas bilaterais paralelos à Assembleia Geral das Nações Unidas – como a reunião de ministros das Relações Exteriores dos países do G20 (grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana).

Lira e Pacheco, que estão em fim de mandato à frente das duas Casas Legislativas – só ficam nas presidências até fevereiro de 2025 –, permaneceram sentados na mesa ao lado do púlpito no qual Lula respondia às perguntas dos repórteres.

Continua depois da publicidade

Leia também:

  • Lula: economia brasileira surpreende “os homens do mercado e pessimistas de plantão”
  • Lula volta a falar em “genocídio” e ataca Netanyahu: “Condeno de forma veemente”
  • “Nunca estive tão otimista com o acordo entre União Europeia e Mercosul”, diz Lula

Em um momento em que o Congresso está esvaziado, às vésperas do primeiro turno das eleições municipais, o governo tem pautas importantes pendentes no Parlamento. Uma das prioridades é a aprovação da regulamentação da reforma tributária, que Lula espera que ocorra até o fim do ano.

“Mais uma vez, eu pude contar com a presença dos presidentes do Senado e da Câmara, que fiz questão de convidar. É muito importante passar a imagem, para o mundo e para o Brasil, de que no Brasil a gente consegue exercer a democracia em sua plenitude, mesmo em situações adversas”, afirmou Lula.

Continua depois da publicidade

Segundo o chefe do Executivo federal, “o Congresso tem contribuído para a gente votar todas as coisas de interesse do Brasil”.

“Política é exatamente isso, é a arte da convivência democrática entre opostos, entre contrários. É isso que dá dinamismo à democracia”, completou.

Extremismo

Lula aproveitou a fala sobre a parceria com o Congresso Nacional para criticar o que chamou de “extremismo de direita” no país. Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que derrotou nas eleições de 2022, o petista disse que extremistas pretendem corroer a própria democracia.

Continua depois da publicidade

“O surgimento da extrema-direita, esse extremismo que nós estamos vendo com um suporte muito grande da indústria das fake news, nos deixa a questão: onde a democracia errou? Em algum momento, a democracia cometeu uma falha que permitiu que extremistas pudessem questionar a própria democracia”, disse Lula.

O presidente concluiu afirmando que o Brasil vem assistindo ao crescimento de “uma extrema-direita atuante, sobretudo no mundo digital”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título