domingo,7 julho , 2024
Home Saúde Chocolate: veja 7 benefícios e como consumir de forma saudável | CNN Brasil

Chocolate: veja 7 benefícios e como consumir de forma saudável | CNN Brasil

por gabrielamaraccini
0 Comente
chocolate:-veja-7-beneficios-e-como-consumir-de-forma-saudavel-|-cnn-brasil

O chocolate é um dos doces mais apreciados no mundo inteiro. Não à toa, neste domingo (7), é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. A data remete à chegada do produto à Europa pelas mãos dos espanhóis, ainda no século 16, época em que a iguaria ficou conhecida como “ouro negro”. Mas, afinal, chocolate faz bem ou mal à saúde?

Para a felicidade dos “chocólatras”, o doce, quando consumido com moderação, pode oferecer diversos benefícios à saúde e pode fazer parte de uma alimentação equilibrada.

Segundo a médica nutróloga Andrea Pereira, cofundadora do Instituto Obesidade Brasil, o chocolate possui antioxidantes importantes, especialmente a versão amarga, com maior teor de cacau na composição.

“O chocolate, especialmente o amargo, possui antioxidantes que podem trazer benefícios à saúde cardiovascular e ao humor. No entanto, seu consumo deve ser moderado, pois o excesso pode contribuir para o ganho de peso e o desenvolvimento de problemas metabólicos”, explica.

A seguir, conheça 7 benefícios do chocolate e veja como inseri-lo com equilíbrio na sua alimentação.

Confira 7 benefícios do chocolate:

1. Faz bem para a saúde do coração

O chocolate amargo, com uma alta concentração de cacau, pode oferecer benefícios para a saúde cardiovascular graças aos minerais presentes em sua composição, como o magnésio, cobre e potássio, que atuam de forma cardioprotetora no corpo. Além disso, chocolates com maior concentração de cacau são ricos em flavonoides, componentes antioxidantes.

“Os benefícios à saúde cardiovascular são decorrentes dos flavonoides presentes no cacau. Dessa forma, os chocolates amargos (porcentagem superior a 50% de cacau), têm maior potencial para nos oferecer esses benefícios, desde que aliados a outros cuidados com a saúde do coração, como uma alimentação equilibrada, prática de atividade física, não tabagismo, entre outros”, afirma Renata Cristina Taveira Azevedo, nutróloga do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), em matéria publicada anteriormente na CNN.

2. Promove maior sensação de bem-estar

De acordo com Andrea Bottoni, nutrólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o chocolate pode proporcionar “prazeres sensoriais” que podem trazer benefícios para o corpo e para a mente. Isso acontece porque o doce contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio responsável por regular o humor, sono e apetite.

“O chocolate pode cooperar com uma sensação de bem-estar, e quem não gosta de bem-estar? Tem pessoas que se sentem melhor ao comer chocolate”, afirma.

3. Ajuda a proteger o cérebro

Segundo Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o cacau presente nos chocolates amargos pode contribuir para melhorar a concentração, a memória e para prevenir doenças cerebrais.

Um estudo publicado em 2021, realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, os flavonoides presentes no chocolate são capazes de melhorar as habilidades cognitivas. No trabalho, pessoas que ingeriram cacau mostraram mais velocidade e precisão ao completar uma série de testes, em comparação com aqueles que não tomaram a bebida enriquecida com flavonoides.

4. Pode reduzir risco de hipertensão

Um estudo publicado em janeiro deste ano na revista científica Nature Scientific Reports sugere que comer chocolate amargo pode reduzir o risco de hipertensão essencial, condição caracterizada pelo aumento da pressão arterial sem causa identificável.

Esse benefício pode estar relacionado, novamente, aos flavonoides. O estudo também encontrou uma possível relação entre a ingestão de chocolate amargo e um risco reduzido de tromboembolismo venoso, condição caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo na veia.

5. Possui propriedades afrodisíacas

Chocolates com alta concentração de cacau são ricos em uma substância chamada feniletilamina, que induz a liberação de endorfina, dopamina, serotonina e outros neuroquímicos que causam euforia e contribuem para o aumento da libido, da sensação de bem-estar, bom humor e prazer, segundo Freitas.

“Os flavonóis também presentes no cacau funcionam como antioxidantes e podem contribuir no desempenho sexual ao melhorar a circulação de sangue no corpo”, afirma.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título