O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China disse nesta sexta-feira (23) que interromperia o processo de concessão de permissão para siderúrgicas construírem novas usinas. O ministério disse que desenvolveria um novo processo, mas não deu um cronograma.
A interrupção abrupta do mecanismo de substituição de capacidade ocorre em um momento em que a queda dos preços do metal afeta as siderúrgicas chinesas.
Com a demanda doméstica lenta, os produtores chineses têm tentado exportar para sair do problema, pressionando as siderúrgicas de outros países.
A enxurrada de aço chinês barato nos mercados globais acendeu tensões comerciais, aumentando as reclamações de outros governos sobre o excesso de capacidade industrial da China em várias áreas, como veículos elétricos.
A própria China tentou conter o que considera “expansão desordenada da capacidade”.
Ela estabeleceu pela primeira vez os programas de substituição de capacidade para indústrias pesadas há cerca de uma década para controlar a explosão de atividade desencadeada pelo estímulo implementado durante a crise financeira global.
Nesta sexta, o ministério da indústria disse que o equilíbrio entre oferta e demanda na indústria siderúrgica enfrenta “novos desafios”, mas não deu detalhes. Fonte: Dow Jones Newswires.