quarta-feira,10 julho , 2024
Home Politica “A Vale está muito quietinha e sabe que tem de pagar”, diz Lula em MG

“A Vale está muito quietinha e sabe que tem de pagar”, diz Lula em MG

por Fabio Matos
0 Comente
“a-vale-esta-muito-quietinha-e-sabe-que-tem-de-pagar”,-diz-lula-em-mg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou suas críticas à Vale, nesta sexta-feira (28), durante cerimônia de anúncio de novos investimentos do governo federal em Minas Gerais, nas áreas de energia e educação.

Assim como já havia feito em entrevista a uma emissora de rádio de Minas, Lula cobrou da companhia uma reparação pelos danos causados nos municípios de Mariana (MG) e Brumadinho (MG), afetados por rompimentos de barragens, respectivamente em 2015 e 2019.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Lula prometeu voltar, em breve, a Minas Gerais para visitar as cidades atingidas pela tragédia. “Quero ver o estrago que a Vale fez na cidade de Brumadinho, quero ver o que foi feito em Mariana. A Vale está muito quietinha e sabe que tem de pagar”, afirmou o presidente da República.

O tamanho do estrago

A barragem de Fundão, em Mariana, rompeu no dia 5 de novembro de 2015, naquele que é considerado o maior desastre ambiental da história do país. Ao todo, 19 pessoas morreram.

Na ocasião, cerca de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração devastaram comunidades, contaminaram o Rio Doce e afluentes e chegaram ao Oceano Atlântico, no Espírito Santo. Foram 49 os municípios atingidos pela tragédia.

Continua depois da publicidade

Em janeiro de 2019, um novo rompimento em outra barragem da Vale, em Brumadinho, deixou 270 mortos e um rastro de destruição. Milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração foram despejados na bacia do Rio Paraopeba.

Mais cedo, em entrevista à Rádio O Tempo FM, Lula já havia criticado a empresa. “Estou predisposto a negociar a dívida da Vale não com Minas Gerais, mas com o povo da região que foi solapada pelas barragens Mariana e Brumadinho”, disse Lula.

“Aquele povo tem de receber suas casas, aquele povo tem de receber indenização. O rio tem de ser recuperado. E a Vale está lá com dinheiro aplicado, sem querer pagar. Vamos também fazer acordo para que a Vale pague essa dívida.”

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CATEGORIA NOTICIAS

NOTICIAS RECENTES

AS MAIS VISTAS

Noticias Todo Tempo © Todos direitos reservados

Título do Título